domingo, 2 de dezembro de 2007

Mídia sem escrúpulos

por Manuela Andrade

Resolvi dedicar meu primeiro post a uma crítica a um site. Mas não por deboche, tampouco falta de assunto. Faço isso no intuito de abrir os olhos de bem aventurados internautas diante algumas atrocidades espalhadas por aí.
A internet abriu um espaço brilhante para a livre circulação de informação. Mas, como em qualquer outro espaço, a rede mundial e computadores, infelizmente, nem sempre é utilizada da forma correta tanto pelos publicadores como pelos leitores. No âmbito jornalístico o acesso a sites que procuram contestar o conteúdo dos meios de comunicação de massa se dissemina e propicia um espaço gigante para o debate de assuntos de interesse público. Como o que se pretende neste ainda tímido, blog, por exemplo. Porém, entretanto, todavia, nem todos os sítios da internet que tem esse propósito merecem ser levados a sério, é o caso do site que inspirou esse post.
Vasculhando um desses sites dia desses curiosamente procurava por algo com este perfil de mídia alternativa ou crítica de mídia quando me deparei com o fenômeno mais bizarro que já tive notícia. De antemão, informo logo o nome: Mídia Sem Máscara. Como é de praxe minha primeira atitude foi dar uma lida básica no editorial. Para minha desagradável surpresa se tratava sim de um site de crítica de mídia, mas da forma mais distorcida e maniqueísta possível. O site é um tipo de braço armado do neoliberalismo/fascismo que trata a “esquerda” brasileira explicitamente de “leviatã”. Logo neste primeiro texto tive contato com pérolas como: “O que torna as coisas ainda mais difíceis é que nos últimos anos o estímulo geral à expressão de crenças esquerdistas encorajou todos os analfabetos do país a dar opiniões”.
Em todo o editorial eles acusam a esquerda de controlar a mídia e usá-la como instrumento de perpetuação de poder: “Essa manipulação é geral e não está limitada aos militantes ou colaboradores de um partido. A corrente que nos domina hoje é constituída da totalidade da oposição esquerdista dos anos 70”
Gente, não sei se depois destas citações aí ainda preciso fazer mais algum comentário para me fazer entendida, mas não vou perder essa oportunidade. Depois de anos de embates sociais e políticos acredito que exista uma certa crise entre os conceitos de esquerda e direita. Em primeiro lugar não acho que para ninguém existe uma linha divisória onde começa um e termina o outro. Principalmente no Brasil, a esquerda passa por um momento de dissidências e reestruturação, portanto fica nebuloso pelo menos para mim, a quem, necessariamente, este editorial se refere. E em segundo lugar, é complicado enxergar a presença da uma esquerda tão onipresnete e manipuladora na grande mídia, visto que a partir do conceito primário de esquerda ela estaria associada ao bem estar da sociedade como um todo. E na verdade, nestes veículos existe uma prioridade para com os interesses econômicos destes monopólios comunicacionais em detrimento a um bem estar mais plural.
Em segundo lugar, faço um comentário à afirmação preconceituosa que se refere a um suposto poder de voz que os analfabetos estariam tendo na mídia. Para início de conversa gostaria de frisar que não enxergo essa voz inserida em debates públicos, o que é uma lástima, visto que eles têm por direito esse espaço. O mais comum é encontrar estas pessoas povoando auditórios de programas das tardes de domingo. E isto não ocorre por escolha e sim por falta de espaço mesmo. É claro que existem algumas exceções, mas são apenas exceções. No momento em que os analfabetos do nosso país que chegam ao número de aproximadamente 16 milhões tiverem voz e lugar numa mídia que os traga pro debate um importantíssimo passo será dado. Tal realidade, que ainda é um futuro sonho é considerado pelos fascistas do Mídia Sem Máscara como um presente pesadelo.
É esse tipo de atitude midática que perpetua e constrói monstrinhos aptos a articularem superficialmente a favor de seus interesses individuais e econômicos. Quem se interessar em dar uma lida no site vale como experiência importante para enxergar como existem pessoas que conseguem através de um jogo de palavras covarde e mentiroso defender e ostentar descaradamente a indiferença perante o contexto social do país e a alienação disfarçados de contestação.
A quem desejar eu indico a “matéria”: “O bolivarianismo de Lula: como o PT pretende fazer da Rede Globo a sua RCTV” em que eles trasnsformam o controle da publicidade de cerveja como uma ameaça à desestabilização da Rede Globo de televisão. Vale a pena colocar um trechinho: “Trata-se, evidentemente, de um golpe, mais um, contra a imprensa livre. E por que digo que o alvo é a Globo? Porque, afinal, ela concentra boa parte do mercado publicitário de TV — é assim porque é melhor e mais competente”. Como afirma Reinal Azevedo logo no começo da matéria “o texto é um dos mais importantes já publicados neste blog”. Eu concordo, com a leitura de uma simples matéria tive todos os subsídios para me assegurar da palhaçada que está montada ali e esse circo, eu não pago para ver.

Nenhum comentário: